Quinta-Feira, 26 de dezembro de 2024
Paixão pelo que faz, concorrência entre destinos, inovação e estratégia. Esses foram alguns dos temas abordados no 1º UneCongresso, encontro realizado pela União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos (Unedestinos), que aconteceu de 10 a 12 de dezembro de 2015 no Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina.
No dia 11, após abertura oficial comandada pela Vice-Presidente de Relacionamento, Maitê Uhlman (Recife CVB), VP de Informação e Conteúdo, Toni Sando (São Paulo CVB), a Consultora Anita Pires (ABEOC) e o Presidente Bruno Herbert (Recife CVB), a primeira palestra ficou a cargo do escritor Geninho Goes, especializado na área motivacional e autoajuda e Diretor da BNT Mercosul, com o tema “Paixão pelo que faz, sucesso e dinheiro”.
Em seguida, o painel “Desmistificando Parceria e Concorrência entre CVBx: como se faz na prática” reuniu Eric Boulanger, Rio CVB, Basileu Tavares, Foz CVB e VP Conselheiro da Unedestinos, e Regis Medeiros, Fortaleza CVB e e também VP Conselheiro , para discutirem ao redor do tema.
“Precisamos enxergar a concorrência como parceiros e como uma ferramenta para o sucesso de ambos lados, ampliando oportunidades e ganhando força em bloco”, conta Boulanger. “A concorrência é normal em nosso mercado. Temos que mostrar o melhor do nosso destino sem perder a ética”, reforça Tavares. Para Medeiros, “o evento captado para uma cidade poderá ter sua próxima edição realizada em outro destino”, envidando a importância da comunicação de mão dupla e troca de informações entre entidades. Ao final do debate, foi revelado que a produção de um calendário brasileiro de eventos está nos planos da Unedestinos.
A programação ainda contou com uma apresentação da TAM, com Vanessa Okara, do setor de eventos da companhia, e Michael Nagy, do Rio CVB e VP de Projetos da Unedestinos, contando ações e parcerias entre a empresa e entidades. E, após o Coffee Break Momento ICCA, foi realizado o painel “Estratégia de Destinos”, com Santiago Gonzalez, Diretor Regional da América Latina e Caribe da entidade, que acredita que a indústria dos eventos funciona como o remo: um trabalho em equipe que precisa de sincronia. “Vamos acompanhar como a iniciativa da Unedestinos vai impactar no mercado de reuniões”, conta.
Em seguida, o Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, e a Diretora de Eventos Internacional do SPCVB, Elisabete Sorrentino, comandaram o painel “Inovação em Captação de Eventos Internacionais: O que há de novidade?”. A Diretora trouxe informações sobre o mercado contemporâneo de eventos internacionais, fatores para escolha de um destino e exemplos de sucesso de união entre entidades. Já Lummertz falou das atuais atividades da Embratur, com foco em transição e mudança.
O workshop “Destination Next – DMAI”, com Graziela Padoin, DMAI, e Silvana Gomes, Salvador Destination, como moderadora, finalizou a programação do primeiro dia de conteúdo do encontro.
No segundo dia de evento, foi realizada a palestra “Marketing Digital – canais e estratégias para os destinos”, com Eduardo Pezzi, Presidente da AMARKS, com moderação de Gilberto José Pacheco, da MW Way e consultor da Unedestinos; o painel “Organizadores, Conventions e DMO’s : Quais as expectativas entre a parceria (existe?)”; apresentação de cases; e, para finalizar, o painel “Centro de Convenções e Conventions: Dá para trabalhar juntos?”.
“O congresso foi um sucesso total: tivemos uma quantidade de participantes muito maior do que havíamos previsto. Pensamos inicialmente que teríamos em torno de 60 congressistas, mas chegamos a quase 100. Contamos com presença em peso de todos os associados da Unedestinos: há 30 destinos e diversas entidades, além de grandes companhias que nos apoiaram. Agora é traçar os próximos passos para trazermos resultados efetivos na captação de novos eventos, no desenvolvimento dos destinos, na sua potencialidade, em viagens, turismo e eventos”, comemora Bruno Herbert, Presidente da Unedestinos.