Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Notícias

3ª Marcha dos Secretários de Turismo promove debates sobre os avanços e desafios do setor

3ª Marcha dos Secretários de Turismo promove debates sobre os avanços e desafios do setor

Evento, que acontece no auditório do Ministério do Turismo, em Brasília, reúne gestores estaduais e municipais. Também conta com a participação dos secretários da Pasta

3ª Marcha dos Secretários de Turismo promove debates sobre os avanços e desafios do setor

Roberto Castro/MTur

Representando o Ministro do Turismo, Celso Sabino, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo, Carlos Henrique Sobral, participou, nesta terça-feira (02.04), da abertura da 3ª Marcha dos Secretários de Turismo, que acontece no auditório subsolo da Pasta. O evento, promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo (Anseditur), reúne gestores de todo o país e promove painéis expositivos com debates sobre os avanços e os desafios do setor.

Ao iniciar a cerimônia, o secretário Carlos Henrique ressaltou a atuação do MTur no último ano, que vem estimulando a participação dos municípios em programas federais. Desde o ano passado, as cidades recebem o MTur Itinerante, um evento técnico que apresenta os benefícios do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que permite o acesso a financiamentos com condições especiais e diferenciadas, e da regulamentação do setor, impulsionando o registro dos prestadores de serviço no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur.

“O Ministério do Turismo, hoje, vive um momento ímpar. O MTur Itinerante é um trabalho diário, do próprio ministro Celso Sabino, para que o turismo possa retomar o protagonismo que deixou de ter no Brasil”, enfatizou o secretário, lembrando a todos a importância da colaboração dos municípios na divulgação e participação na estratégia.

Outro ponto levantado por Carlos Henrique aos representantes estaduais e municipais presentes na Marcha foi a necessidade de retomar as obras de infraestrutura turísticas que estão paralisadas. O secretário colocou a equipe técnica do MTur à disposição para ajudar os gestores públicos.

“São mais de 800 obras vigentes em todo o país e em algumas encontramos a questão das paralisações dos trabalhos. Precisamos de uma atenção especial para que possamos verificar, de perto, a situação do andamento dessas atividades. Precisamos retomar as obras o mais rápido possível e o MTur é parceiro nisso”, pontuou.

Também participaram da mesa de abertura, o Vice-presidente da Anseditur, Ítalo Mendes; o Presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral; a Diretora de Marketing Internacional da Embratur, Jaqueline Gil; a Diretora da Anseditur, Rosa Helena Volk e o Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo.

Representando o presidente da Anseditur, Ítalo Mendes destacou a importância da 3ª Marcha dos Secretários de Turismo para promover o desenvolvimento do setor no país. “Esse alinhamento, entre as políticas municipais, estaduais e nacionais, é fundamental para que a gente, de fato, consiga transformar o turismo brasileiro e ter novos destinos, novos produtos, transformar o turismo em oportunidade de geração de trabalho, de emprego e de renda em vários municípios do país”, defendeu.

O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, ressaltou que o evento é um espaço ideal para a troca de experiências. “Se não tiver união, não tiver proposta, não tiver posicionamento em relação ao que o turismo pode fazer para o Brasil, dificilmente a gente vai avançar. O Fórum Nacional dos Secretários é um canal de debate muito propositivo, de esperança e de posicionamento”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO – Nos dois dias de evento, entidades renomadas do turismo se revezam para expor painéis sobre os mais variados temas de importância para o cenário atual do setor. É o caso de debates que contarão com os secretários do Ministério: Milton Zuanazzi, da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, e Carlos Henrique, da Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo.

A programação também promove painéis sobre “Tendências do Turismo para 2024 e 2025”, com o presidente da Fornatur e “Brasil rumo ao mundo – Promoção Internacional da Embratur”, com a Diretoria de Marketing Internacional da Embratur. Confira a programação completa do evento no link https://anseditur.org/marcha-dos-secretarios.

Por Cláudia Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/3a-marcha-dos-secretarios-de-turismo-promove-debates-sobre-os-avancos-e-desafios-do-setor

Compartilhe em suas redes sociais: