Quinta-Feira, 27 de novembro de 2025
Iniciativa sobre turismo sustentável que tem o apoio da Unedestinos vira tema na COP30

Parceria com a ESG Pulse e a Embratur destaca o papel do ESG na preparação dos destinos brasileiros para os padrões internacionais
O Programa Destinos Brasileiros Sustentáveis, desenvolvido pela ESG Pulse com apoio da Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos) e da Embratur, foi apresentado em um painel da COP30 no sábado, 15. O debate integrou a programação internacional “Travel & Sustainability: a responsible tourism to address climate challenges” e foi conduzido por Hélio Brito Junior, fundador da ESG Pulse. Durante o painel, ele detalhou o programa, que nasceu para cobrir um gap técnico histórico no país: a ausência de critérios claros, métricas consolidadas e governança estruturada em ESG aplicados ao turismo, aos eventos e à gestão dos destinos. Por meio de diagnósticos, planos de ação e ferramentas de monitoramento, o projeto oferece aos destinos um caminho objetivo para organizar sua agenda de sustentabilidade ambiental, social e de governança.
“O nosso programa estabelece uma rede de cooperação que conecta propósito, inovação e desenvolvimento ESG no turismo. O tema já compõe as exigências de mercado e define parâmetros de competitividade. Queremos apoiar os destinos na adaptação a estas exigências, promover métricas claras e preparar o turismo brasileiro para os novos padrões de avaliação global”, explicou.
A Unedestinos, como rede nacional de entidades de destino, entra como parceira estratégica, oferecendo apoio institucional, articulação junto a entes públicos e entidades do setor e sensibilização dos associados para a importância de aderir ao programa. Para o presidente Toni Sando, ampliar a presença desse debate em agendas internacionais fortalece a interlocução do turismo brasileiro com centros globais de decisão. “Levar o tema para espaços como a COP30 aproxima o setor de lideranças que influenciam estratégias, regulações e investimentos, incorporando o turismo às importantes discussões sobre desenvolvimento sustentável”, destacou.