Sexta-Feira, 24 de maio de 2024

Notícias

Pesquisa aponta quais países prometem enviar mais turistas para o Brasil em 2024

Pesquisa aponta quais países prometem enviar mais turistas para o Brasil em 2024

O levantamento também indica que Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo são os queridinhos dos viajantes estrangeiros

Crédito: Arquivos MTur

Americanos, portugueses e franceses são os estrangeiros que mais prometem fazer turismo em solo brasileiro neste ano. É o que aponta a nova pesquisa realizada pelo site de viagens Kayak, que reuniu dados dos países que mais buscaram passagens aéreas para o Brasil entre janeiro e novembro de 2023, para viagens a serem realizadas em 2024.

Quais locais esses turistas pretendem conhecer? Segundo o levantamento, a cidade do Rio de Janeiro é o destino favorito dos gringos! A capital carioca foi eleita pela ferramenta “Explore Kayak” como a cidade mais famosa do Brasil, sendo escolhida por 22% dos turistas que vêm de outros países. Salvador ocupa a segunda colocação, com 12% e São Paulo vem em terceiro, apontado por 5% dos estrangeiros.

Mas a preferência por esses destinos não é apenas da “gringa”! A pesquisa Tendência de Turismo 2024, divulgada pelo MTur em janeiro deste ano, aponta que no universo de 43% de turistas nacionais que têm vontade de viajar neste ano, 15% tem o desejo de ir para São Paulo e 15%, para o Rio de Janeiro. A Bahia vem em seguida, com 11% das intenções de visitas dos entrevistados. Ceará foi citado por 9% e Santa Catarina e Pernambuco, por 7% cada.

ENTRADA DE ESTRANGEIROS – O mês de fevereiro de 2024 teve o terceiro maior registro de entradas de turistas internacionais no Brasil de todos os tempos. Foram 833.306 visitantes do exterior, um crescimento de 10,2% em comparação a 2023, quando entraram no país 755.842 turistas.

No acumulado do ano, o registro de entradas de visitantes do exterior ficou em 1,79 milhão. A soma dos dois primeiros meses é 3,64% maior que o 1,7 milhão registrado no mesmo período de 2023. A chegada de turistas do Chile e da França foram as que apresentaram o maior crescimento, de 77,7% e 49,1%, respectivamente.

Na série histórica, o número de visitantes internacionais em fevereiro de 2024 foi o terceiro maior já registrado, inferior apenas ao do mesmo mês de 2018, 868 mil, e de 2017, 863 mil. As informações completas, com números por estado, país de origem e modal de transporte utilizado para entrar no país estão disponíveis no Painel de Dados da Embratur.

INTERNACIONAL – Para atrair mais voos internacionais para o Brasil, o governo federal lançou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). A iniciativa é fruto de uma parceria entre os Ministérios do Turismo, de Portos e Aeroportos e a Embratur. A atuação do governo federal será guiada por dois eixos: a ampliação da oferta de assentos regulares em voos internacionais e a melhoria da experiência dos turistas em aeroportos brasileiros.

Para dar início ao primeiro eixo de atuação, foi publicado um edital de chamamento público, em caráter piloto, para incentivar as companhias aéreas a implantarem novos voos regulares para destinos turísticos do Brasil. As selecionadas receberão do PATI incentivos financeiros para realizar ações de promoção das cidades brasileiras no mercado internacional, incentivando os turistas a conhecerem o território brasileiro.


LEIA TAMBÉM:

Pesquisa MTur: SP, RJ e Bahia são o top 3 dos entrevistados que querem realizar viagens em 2024


Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/pesquisa-aponta-quais-paises-prometem-enviar-mais-turistas-estrangeiros-para-o-brasil-em-2024

Compartilhe em suas redes sociais: