Sábado, 14 de dezembro de 2024
Nos dias 27 e 28/06, com a presença de 96 inscritos de 40 destinos associados, evento foi aberto ao som do Ney Neto com grupo Dney Bitencourt Jazz Trio
O congresso anual, em sua 5ª edição, é realizado exclusivamente para os membros associados da Unedestinos e Consultores Técnicos, com objetivo de debater assuntos relacionados ao setor.
O presidente reeleito da Unedestinos, Toni Sando, na abertura do 5º UneCongresso, lembrou que “em 2015, na WTM, em São Paulo, nascemos com o propósito de ser uma entidade representativa e atuante para os Conventions & Visitors Bureaus e Entidades de Destinos. De lá para cá, a entidade cresceu, ganhou representatividade e relevância“.
Sando, além de dirigir a Unedestinos, é presidente executivo do Visite São Paulo, membro da Academia Brasileira de Turismo e Eventos e 1º vice-presidente da Associação de Convention & Visitors Bureau Latino Americano e Caribe. Na oportunidade, fez referência a uma frase que o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, costuma citar, do escritor francês Victor Hugo, sobre a instituição da Unedestinos, “nada é mais poderoso que uma ideia que chegou no tempo certo”. O dirigente emendou que “somos protagonistas de um destino. Precisamos assumir nosso papel e, junto com o poder público, desenvolver projetos”.
A solenidade contou, na abertura, com mensagens de vídeos de lideranças de entidades nacionais, reconhecidas no mercado. Gilson Machado, presidente da Embratur, falou, sobre a importância dos CVBs para divulgação do Brasil no exterior. E mencionou a chegada de três novas cias aéreas que virão para o Brasil até o final do ano.
Na abertura, também chamou atenção um slide com a inscrição “Bem- vindxs” – referência a uma proposta gramatical, para suprimir a polêmica questão de gênero.
João Nagy, CEO do Sheraton São Paulo WTC Hotel e do W Events, em manifestação rápida, fez restrições à disputa que se esboça entre São Paulo e Rio de Janeiro, sobre a realização da Fórmula 1 no país. “O Brasil não precisa de mais um autódromo. Essa é uma discussão inoportuna e o Brasil só perde com ela”, ponderou.
“É um prazer receber o Brasil em nossa casa”, afirmou o anfitrião Fernando Guinato, porta-voz do Sheraton SP WTC Hotel e o W Events. Ele lembrou que o WTC Events Center é considerado o mais completo centro de eventos da América Latina.
Protagonistas de dentro e de fora
Os dois dias de trabalho do 5º UneCongresso tiveram a mescla de conteúdos procedentes de dirigentes dos CVBs e, também, de players e fornecedores de serviços essenciais ao trade de eventos. Raffaele Cecere, proprietário do Grupo R1, com estrutura para atender todo o território nacional focado no mercado de eventos, apresentou soluções de áudio, vídeo e cenografia.
O professor Guilherme Miziara abordou como apresentar nossas ideias e técnicas de comunicação, em uma de suas abordagens, disse que quando um palestrante diz logo no início da palestra “para quem não me conhece sou fulano de tal”, cabe perguntar: E para quem te conhece? “Assim como este, existem outros vícios de linguagem que causam ruído à comunicação. Além de dominar o conteúdo é preciso estar atento à forma de apresentar nossas ideias”, enfatizou.
Clóvis Casemiro e Alex Bernardes falaram sobre o mercado LGBTQ+ e o quanto se perde, no mundo, por conta do preconceito. Vaniza Schuler, consultora da Unedestinos, tratou das Boas Práticas de CVBs; tendências nacionais e internacionais no uso da tecnologia aplicada às estratégias de marketing e comunicação.
Alexandre Dalmasso revelou existirem normas de conduta ética em vigor no Brasil (Resolução RDC 96) que trazem várias restrições ao patrocínio de eventos para profissionais de saúde, adotadas pela indústria farmacêutica, de equipamentos e produtos hospitalares. Entre elas, realização de Congressos em resorts ou em navios de cruzeiros; distribuição de brindes, de material promocional e apresentações artísticas.
“A indústria farmacêutica nos EUA e Rússia é proibida de financiar a participação de um médico em um congresso”, disse, para evitar que haja interferência na escolha do medicamento. O outro lado da moeda é que as restrições criam oportunidade aos CVBs na oferta de atrativos alinhados à tendência do bleisure. Ou seja, uma viagem em que você pode unir o trabalho (business) com momentos de lazer (leisure).
A relação completa da programação dos dois dias do evento, com nome, temas e sinopse das apresentações, estará no site da Unedestinos, a exemplo do modelo de atuação Greater Miami CVB, apresentado por Debora Prass – o qual assegurou aos mais de 450 hotéis no destino, com oferta de 57 mil quartos, ocupação média de 76,7% em 2018.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vigorará no Brasil a partir de 2020, mas é vigente na Europa desde maio deste ano, foi abordada por Rebeca Berriochoa, diretora Simpleview, na apresentação dos benefícios do pacote de marketing digital utilizado por mais de 900 destinos no mundo e recomendou: “atualize seus hábitos de coleta de dados. Sem esta atitude, não se vende com competência”.
Wyndson Oliveira discorreu sobre tecnologia e inovação na gestão de eventos. Apresentou diferenciais que qualificam e recomendam recursos da plataforma Congressy, antes, durante e depois de cada evento, incluindo atividades paralelas e até venda de opcionais e independente do porte ou ramo. Ao final, afirmou “acredito que nos próximos anos, as pessoas vão querer mais eventos, que as levem ao toque; que as façam se sentirem simplesmente humanas”.
Roselaine Dantas tratou do tema ‘Empreendedorismo e Cooperativismo’. Executiva do CVB de Campos do Jordão por 14 anos e hoje à frente da Aquarius Consulting, aponta esse binômio como alicerce para transformar oportunidades em negócios. Apresentou as formas de empreendedorismo mais utilizadas no mundo e o crescimento do empreendedorismo coletivo e social – no qual os CVBs estão inseridos. “O ponto de partida é o propósito comum, pautada em boas práticas compartilhadas. Imagine, ouse e inove”, propôs, citando a Unedestinos como exemplo.
Além de orientações jurídicas apresentadas pelo Dr. Murillo Arakaki, que pautam a atuação dos CVBs, uma série de iniciativas criativas e bem-sucedidas implementadas no Brasil e no exterior serviram de inspiração e referência para planejamento e a execução de atividades relacionadas à captação de eventos e, também, às boas práticas para promoção dos destinos turísticos nas diferentes regiões do Brasil. “O Poder Judiciário tem derrubado as chamadas taxas de turismo por inconstitucionalidade, especialmente em função da violação de regras constitucionais”, alertou ao defender o Direito Tributário como meio de agregar valor aos CVBs.
Silvana Bigiotti, presidente do LatinoAmerica Y El Caribe CVB e diretora do Mendoza Convention & Visitors Bureau, mostrou o Plano Estratégico do Mendoza CVB 2018-2028 e fez referência a cases de sucesso, a exemplo da campanha promocional de Mendoza, na Argentina. Destacou a acolhida da imprensa à referida campanha; uma vez que os veículos de comunicação foram transformados em embaixadores locais e passaram a promover o engajamento da população local.
A integração entre os CVBs do Brasil com os demais CVBs da América Latina, foi pauta do segundo dia, “crescimento sustentado e defesa de interesses comuns aos destinos da América Latina; rede de oportunidades de negócios; geração e rotação de eventos entre países; colaboração para inspeções de sites; promoção conjunta do bloco latino-americano de CVBs em feiras da Ásia e da Europa; promoção e valorização do patrimônio cultural; e inovação em ferramentas para bureaus”.
Uma rica dinâmica assegurou a troca de experiências e aprendizado coletivo, por meio da apresentação de cases de sucesso dos CVBs associados à Unedestinos tais como: Danilo Ramalho (GRU Convention) – Agenda de Eventos e Press Trip, Ações de Relacionamento e Resultado; Leonardo Carvalho (Visite Santos) – Cartão do Turista; Bruna Barcelos (Visite Uberlândia) – Projeto Embaixadores; Fernando Vernier (Visite Campinas) – Construção do site em parceira com Gilberto Pacheco (MW Way); Ana Maria Carvalho (Visite Costa dos Corais) – Atuação como Visitors; Amanda Papa (Visite São Paulo) – Captação de Eventos Internacionais; Phillipe Campello (Rio de Janeiro CVB) – Como fazer as Entidade Promotoras conhecerem o papel dos CVBs e Ivana Bezerra (Visite Ceará) – Impacto Econômico do Turismo de Eventos Realizados em Fortaleza 2018;
Coffee Break com ativação de marca
Carla Fiorito, jornalista de sucesso, deixou de ser âncora do telejornalismo TAM a bordo para empreender em família. Surpreendeu no coffee break, ao oferecer a degustação do Pão de Queijo da Cidade. Marca focada em valorizar a história real do empreendimento, que assume como missão valorizar a cultura e a memória de todas as cidades nas quais prometem estar presentes, a começar por São Paulo. O slogan “Tradicional como SP. Gostoso feito abraço de mãe” traduz o Love Brand no segmento.
Maitê Uhlman, Consultora Técnica da Unedestinos, afirmou que “cidades inteligentes são as que conseguem se desenvolver economicamente, ao mesmo tempo que aumentam a qualidade de vida dos habitantes ao gerar eficiência nas operações urbanas”. Para ela, o enfoque atual é na cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos. E que sustentabilidade, planejamento, acessibilidade, inteligência de mercado são as palavras-chave, ao abordar o tema ‘Como transformar o destino para o turismo de eventos e negócios’. “Cabe ao CVB azeitar relações entre mercado, poder público e terceiro setor no destino”, concluiu a Turismóloga.
Danielle Roman apresentou a dinâmica da empresa de Relações Públicas Interamerican Network, que tem presença forte na América Latina. Destacou a importância do Cross Networking, que faz a diferença no momento de potencializar a verba disponível no budget dos destinos promovidos. E que a rede mundial de relações públicas a qual pertence soma a representação de mais de 600 destinos no mundo. Anunciou em primeira mão que, a empresa representará o destino turístico Puerto Rico, na Colômbia e recomendou: “Trabalhem como os melhores intérpretes entre o seu produto ou serviço e o mercado desejado”.
“Durante o evento, apenas Bolsonaro teve mais exposição na mídia do que eu”. Quem afirma, é Sergio Takao Sato, da Tasa Eventos e Conselheiro do Maringá Convention & Visitors Bureau, que discorreu sobre a geração de negócios através dos Matsuris – Festivais de Cultura Japonesa. No Rio de Janeiro, em parceria com GL events, com alta tecnologia, workshops, apresentações artísticas e, como destacou, “principalmente a culinária” japonesa, atraiu 44 mil visitantes, com 98% deles dispostos a retornarem na próxima edição, já incorporada ao calendário oficial do destino. “Apesar da cidade quase não ter colônia japonesa residente”, arrematou.
Alessandra Oliveira, assistente técnica da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo, destacou a importância do Código de Conduta proposto pela pasta, anunciando que todas as empresas que aderirem às responsabilidades com as crianças e adolescentes no Brasil, em combate à exploração sexual, receberão um selo de qualificação. “Nosso objetivo é erradicar esta mazela do nosso país”, afirmou Oliveira, sob aplausos da audiência atenta.
Aristides Cury, Consultor Técnico da Unedestinos, destacou que São Paulo concentra 60% do mercado nacional da demanda de eventos corporativos. “Como mais de 50 destinos internacionais e apenas dois nacionais possuem escritórios de representação turística em São Paulo, reunimos este time de profissionais e oferecemos parceria aos CVBs”, anunciou. O modelo de iniciativa promocional cooperada proposta pela MICE+T Brasil possibilita redução de custos promocionais para os primeiros seis destinos nacionais parceiros, interessados em investir na captação de ventos corporativos.
Prêmio e pesquisa: novas iniciativas Unedestinos
Vaniza Schuler, Consultora Técnica da Unedestinos, propôs realizar a Premiação CVBs, projetada para contemplar, a princípio, 12 categorias. A iniciativa tem como objetivo conhecer as melhores práticas dos CVBs, gerar conteúdo para inspirar novas inciativas e demonstrar a complexidade do trabalho dos CVBs. Os vencedores serão anunciados na próxima edição da Festuris, de 7 a 9 de novembro.
Vaniza Schuler também revelou resultados preliminares da ‘Pesquisa Perfil dos CVBx Brasileiros’, finalizada em junho deste ano. Informou que todos os CVBs associados responderam o questionário e antecipou dados, ainda em análise, que já revelam a diversidade e a natureza plural dos destinos.
Novos consultores técnicos da Unedestinos
No encerramento, Sergio Takao Sato da Tasa Eventos, Alexandre Resende da AR Marketing Consulting e Roselaine Dantas da Aquarius Consulting, foram aclamados como os novos Consultores Técnicos da Unedestinos.
Realizado pela Unedestinos, o 5º UneCongresso contou o patrocínio e parceria das empresas: Sheraton São Paulo WTC Hotel e W Events, Simpleview, Grupo R1, Miziara Habilidades em Comunicação, LocTok Locações Festas & Eventos, Interamerican Network Marketing e Relações Públicas para Turismo, Congressy, Eisenbahn, Arakaki Advogados, Pão de Queijo da Cidade, Licks Advogados, Gregory Grigoragi e Agência Amigo Comunicação Integrada, além do apoio institucional do Visite São Paulo.