Sexta-Feira, 24 de maio de 2024

Unecongresso

UNECONGRESSO 2023

Joinville e Balneário Camboriú recebem 7º UneCongresso e destacam capacitação e experiências

 Congresso nacional reuniu representantes de Organizações de Visitors e de Conventions Bureaus de todo o país

Conhecimento, atualização profissional, troca de informações, relacionamento e, sobretudo, experiências memoráveis. Assim foi o 7º UneCongresso, que aconteceu na quinta e sexta-feira (25 e 26/5), em Joinville e Balneário Camboriú (SC).

Realizado pela União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos), a edição deste ano aconteceu em formato inédito, com o trabalho colaborativo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau (BC Convention). O evento teve o patrocínio do Sebrae Nacional e do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

O objetivo da parceria foi proporcionar aos participantes uma experiência ainda mais completa, a partir da união de dois destinos que se complementam ao combinar as suas pluralidades.

O presidente da Unedestinos, Toni Sando, salientou que os dois dias de programação foram intensos, com painéis, palestras e visitas técnicas e em atrativos turísticos das duas cidades.

“Em um evento como esse trocamos experiências, com muitos debates, apresentações, networking, entre um grupo que se relaciona e demonstra suas dificuldades, seus sucessos, para assim sairmos fortalecidos para trabalhar como protagonistas em nossos destinos turísticos, onde os Conventions & Visitors Bureaus atuam setorialmente, abraçando as cadeias produtivas. Os participantes gostaram muito e as duas cidades, Joinville e Balneário Camboriú, mostraram como é ser anfitrião — além do conteúdo que trabalhamos, os locais que visitamos demonstram que são destinos preparados”, disse.

Toni Sando, presidente da Unedestinos durante a abertura do 7º UneCongresso

Arte, cultura e bem receber

Para mostrar aos cerca de 90 representantes de 31 conventions bureaus, de todas as regiões do Brasil, parte da essência e dos atrativos da cidade, o Joinville Convention Bureau preparou uma agenda intensa e repleta de surpresas. No roteiro, as flores, a dança, a música, a arte e o bem receber, proporcionaram momentos de emoção aos experientes profissionais.

De acordo com o presidente do JRCVB, Giuliano de Mello, o UneCongresso acontece em Joinville em um momento positivo, de ressignificação do turismo da cidade, com a valorização da cultura e a integração entre os agentes do setor.

“É uma grande honra receber o UneCongresso, ter a oportunidade de estar junto a tantos profissionais especiais do setor do turismo. Nós, do Convention Bureau, junto com a Prefeitura de Joinville, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), e todo o trade, estamos trabalhando de forma unida. É um momento muito bom e o evento veio coroá-lo”, afirma Giuliano de Mello.

Congressistas participantes – Manhã 1º dia 25/05

Na quarta-feira (24/5), véspera da abertura oficial do evento, os congressistas que já estavam em Joinville fizeram visita técnica ao Parque dos Hemerocallis, onde se encantaram com as milhares de flores e plantas ornamentais que compõem os impecáveis jardins. E para deixar registrada a passagem do 7º UneCongresso por Joinville os congressistas plantaram uma muda da árvore Flamboiã Delonix Regia, com a seguinte mensagem, como Conselhos de uma Árvore Unedestinos: Cresça em direção a luz, ofereça a sombra para as visitas, lembre-se de suas raízes, mantenha-se firme em pé mesmo em estações desfavoráveis, floresça, frutifique e aprecie a visita.

Congressistas durante o plantio da árvore Flamboiã Delonix Regia

Na manhã de quinta-feira (25/6), a programação aconteceu no Bourbon Convention Hotel e foi dedicada à capacitação, com personalidades renomadas do turismo nacional.

Com temas atuais e relevantes para o setor, as atividades foram conduzidas por personalidades renomadas como Eduardo Sanovicz, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); e Vaniza Schuler, gerente de Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos da Embratur.

Eduardo Sanovicz, presidente do Conselho Deliberativo da ABEAR, durante sua explanação

Vaniza Schuler, gerente de Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos da Embratur, durante sua apresentação.

Experiência de arte e emoção

Após uma manhã de conteúdo, os participantes do 7º UneCongresso seguiram para o Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira de Joinville, centro de formação de orquestras com o propósito de desenvolver jovens talentos.

A agenda da tarde apresentou os painéis “Eventos Disruptivos – Novas Tendências do Setor” e “Sustentabilidade Financeira dos CVBs”.

Como ponto alto da programação, o grupo participou do “Musicarium Experience”. Na atração, os presentes assistiram ao concerto da Orquestra Jovem do Musicarium, mas de um ângulo diferente: no palco, sentados ao lado dos músicos, sentindo de perto a vibração das notas dos instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.

“O visitante fica por dentro da orquestra. É uma outra sensação, uma outra ótica, como se fizesse parte da orquestra. É um produto para receber não apenas turistas do mundo corporativo, como turistas que visitam ou estão de passagem por Joinville”, explica Sérgio Ogawa, maestro e CEO do Musicarium.

Maestro Sergio Ogawa durante o concerto da Orquestra Jovem do Musicarium

Dança e premiação

A programação de Joinville foi encerrada no Instituto Internacional Juarez Machado, espaço que reúne a vida e a obra do artista plástico joinvilense, reconhecido internacionalmente, em seus mais de 70 anos de carreira.

Em meio ao cenário inspirador, os participantes do UneCongresso foram presenteados com uma apresentação dos bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Bailarinos durante apresentação dos bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

E, para coroar o evento em grande estilo, foram anunciados os cases ganhadores da 2ª edição do Prêmio Unedestinos. Os ganhadores da noite foram o Rio Convention & Visitors Bureau, que levou os troféus das categorias Visitors & Promoção e Captação e Relacionamento com Compradores de Eventos; e o Visite Ceará, ganhador da categoria Gestão e Relacionamento com os Associados.

 

Eleição da Diretoria

Na sexta-feira (26/5), o 7º UneCongresso prosseguiu com sua programação em Balneário Camboriú, com atividades no Hotel Sibara e no Expocentro BC Júlio Tedesco, maior centro de eventos do Sul do Brasil que recém completou um ano, recebendo grandes eventos dos mais diversos segmentos.

Já no início da manhã, a Unedestinos apresentou os relatórios de 2022 e 2023 e foi aprovada as contas por unanimidade, elegeu sua nova diretoria executiva para o biênio 2023-2024. O presidente Toni Sando foi reconduzido ao cargo e ficará novamente à frente da entidade.

 

DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDENTE

TONI SANDO DE OLIVEIRA ( SÃO PAULO CVB )

VICE PRESIDENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

GIORGIO AUGUSTO SOUZA ( JOINVILLE CVB )

VICE PRESIDENTE DE INFORMAÇÃO E CONTEÚDO

BRENDA SILVEIRA ( PORTO DE GALINHAS CVB )

VICE PRESIDENTE DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

CLAUDIA MALDONADO ( BRASÍLIA CVB )

VICE PRESIDENTE DE PROFISSIONALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO

IVANA RANGEL ( FORTALEZA CVB )

VICE PRESIDENTE DE PROJETOS

CARLOS WERNECK ( RIO DE JANEIRO CVB )

VICE PRESIDENTE DE RELACIONAMENTO

ANA MARIA CARVALHO ( COSTA DOS CORAIS CVB )

VICE- PRESIDENTES CONSELHEIROS

GABRIELA DIAZ ( RECIFE CVB )

GLICÉRIO LEMOS ( SALVADOR DESTINATION )

FELIPE GONZALEZ ( FOZ DO IGUAÇU CVB )

PAULO RENATO JUNIOR ( ESPÍRITO SANTO CVB )

ANDREZZA NEGRINI ( BALNEÁRIO CAMBURIÚ CVB )

CONSELHO FISCAL

DANILO RAMALHO ( GUARULHOS CVB )

GISLAINE QUEIROZ ( CURITIBA CVB )

SANDRA CHIAMULERA ( GUARUJÁ CVB )

O executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Giorgio Augusto Souza, assumiu como Vice – Presidente Administrativo e Financeiro, já a presidente do BC Convention, Andrezza Negrini, assumiu como vice-presidente conselheira. Andrezza, que é hoteleira e ativa na causa do associativismo em prol de Balneário e região, explicou que foi de grande importância e uma oportunidade positiva para a cidade receber Conventions & Visitors Bureaus de todo o Brasil, já que Balneário é um case de sucesso em âmbito nacional, e ainda gera networking.

“Temos grandes trocas a fazer, e também pela visibilidade, porque aqui reunimos Conventions de todo o país. Os cases apresentados geram networking e trazem muitas possibilidades para o nosso Convention. É o UneCongresso que traz as grandes novidades para os Conventions Bureaus do Brasil, em primeira mão, que consequentemente potencializam o nosso trabalho e auxiliam o turismo de Balneário”, pontuou.

Ao longo do dia, os participantes tiveram acesso a conteúdos diversificados, como eventos, potenciais de destinos, gastronomia e entretenimento, estudos futuros de organizações de marketing de destinos.

Na programação, houve a palestra “Desacelerar e continuar produzindo”, com Geninho Góes (Ceo BNT Mercosul), e painéis como “Parceria dos Espaços de Eventos e CVBs na Captação de Eventos” com Cristine Fabbris, gerente comercial do ExpocentroBC, Luciano Coradi, diretor executivo do Expoville, com moderação de Tatiana Kingston, coordenadora de congressos & eventos do Rio Convention & Visitors Bureau.

Congressistas ao final da palestra “Desacelerar e continuar produzindo”, com Geninho Góes (Ceo BNT Mercosul)

O painel “Eventos e Viagens Corporativas – Novos Cenários” foram abordados por Gervásio Tanabe da ABRACORP e Giovana Jannuzzelli da ALAGEV, mediados por Brenda Silveira do Porto de Galinhas CVB.  Já o painel “Potencializando destinos através das estruturas aeroportuárias” contou com a participação de Graziella Delicato da CCR Aeroportos e Kleyton Mendes da Zurich Airport, painel este mediado por Danilo Ramalho do Guarulhos Convention.

Destaque, ainda, para “A gastronomia e o entretenimento como indutores de eventos para os destinos”, com Eduardo Phillips, sócio-diretor do Green Valley, club mundialmente reconhecido e que já foi eleito diversas vezes como o melhor do mundo, e chef Marcos Liv, do Parador Rampel e Projeto Vista, Mauricio Guisard, presidente do São José dos Campos Destination, com moderação de Roselaine Dantas, diretora executiva do Aquarius Consulting e São José dos Campos Destination.

Parceiros 7º UneCongresso

O 7° UneCongresso é uma realização da Unedestinos – União Nacional de CVBs e Entidades de Destino, com organização do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau (BC Convention). O evento contou o patrocínio do Sebrae e do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

O congresso contou, também, com apoio do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, AJAO – Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas, Agrícola da Ilha e Instituto Internacional Juarez Machado, da Santa Catarina Convention & Visitors Bureau e da Braztoa – Associação Brasileira de Operadoras de Turismo

Completando a lista de parceiros do 7° Unecongresso, apoio da Even3, Centro de Convenções e Exposições Expoville, Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, Hotel Sibara Flat e Convenções, Bourbon Joinville Convention Hotel, Giga Soluções Audiovisuais, Combray Gastronomia, Formas Comunicação Visual, Ilma Socha Decorações, André Kopsh Produções Fotográficas, Zum Schlauch, Opa Bier, Beto Carrero Word, Oceanic Aquarium, Parque Unipraias, FG Big Wheel e Praservi Serviços e Eventos.

Sobre a Unedestinos

A União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos) instituída em 2015 durante a WTM em São Paulo, é uma organização nacional, não governamental de direito privado, com personalidade jurídica própria, constituída sob a forma de Associação sem fins lucrativos e formada por entidades privadas, públicas e mista, especializadas na promoção de destinos, pesquisas, geração de conteúdo, programas de capacitação, apoio e captação de eventos em geral e que rege por um estatuto e pelas disposições legais aplicáveis.

Clique Aqui e veja os melhores momentos!